quarta-feira, 17 de junho de 2009

Viagem à Cidade Maravilhosa




Chegamos há relativamente 4 dias, ainda estou na fase de readaptação... estão a ver né? Rio de Janeiro para Maine... especialmente a diferença de temperaturas, comida e choque cultural.

Aqui vai a programação da nossa semana e meia em terras brasileiras, as fotos encontram se no meu hi5 já sabem!

DIA 1 (Terça): Chegamos à pousada, não sabiamos bem onde começar, então decidimos dar uma volta por Copacabana (onde ficava situada a pousada) para nos ambientarmos melhor. Obvio que 5 minutos depois de passear pela Avenida Atlantica fiquei assim logo apaixonada. Parecia que estava a ter um deja-vu até que me lembrei que essa avenida aparece muito nas novelas lol

DIA 2 (Quarta): * Cristo Redentor: não preciso dizer o quanto fiquei deslumbrada com a vista lá de cima. As praias juntamente com os predios, as zonas verdejantes, não conseguia parar de tirar fotografias. O Cristo? É realmente enorme e o mais engraçado é que ele está em todo o lado, estás a andar de "onibus" e ele está lá na montanha, estás a atar o sapato numa rua qualquer lá está ele.
* Á tarde fomos à feira de artesanato local em Copacabana, muito interessante. Nem vos passa pela cabeça a quantidade de feiras de artesanato que existem pela cidade todos os dias, eu que não gosto nada de artesanato nem sabia por onde me virar. Depois de duas horas enfiados na feira lá fomos nós jantar fora num buffet com os nossos recentes amigos russos. Come-se por tão barato no Rio que até dá dó. Pagamos uns 7€ por comida à discrição, mas comida da BOA! Incluindo comida tipica.

DIA 3 (Quinta): * Favela Rocinha: Fomos com um guia que conhece bem as pessoas de lá e que já têm um roteiro pré elaborado. Andamos de mota até ao topo da favela e depois viemos a andar para baixo nas ruelas da favela. Acho que não preciso de dizer o quanto estava deslumbrada, finalmente este sonho estava a ser uma realidade. Não conseguia parar de pensar o quanto gostaria de morar ali por algumas semanas, até consegui essa oportunidade, só tenho mesmo de fazer voluntariado no centro de dia, cuidando das crianças. Estou a pensar muitoooo seriamente no assunto, todo aquele ambiente de pobreza me deslumbra, como tudo começou, a organização dentro da própria favela, todas as problemáticas que nela habitam desde trafico de drogas, violencia domestica, posse de armas clandestinas, prostituição, etc etc. Eu sei que pode parecer invasão, porque eu não preciso de viver lá, tive a sorte de nascer numa casa (alias duas) cheia de condições com uns pais e familia maravilhosos, mas adoraria sentir a experiência do que é viver na pobreza, para me enriquecer mais como pessoa e para dar mais valor aquilo que tenho. Chega de Favela, mais sobre outra favela adiante :D
* Pão de Açucar: Fizemos de proposito de forma a chegarmos lá à tardinha para que podessemos ver a vista de dia, com o por de sol e à noite. Depois do Cristo pensei que não iria ver mais nada assim, mas esta vista ainda superou mais!! Aqui não há mesmo palavras, é pegar num bilhete de avião e ir lá pessoalmente =)

Dia 4 (Sexta): Mesmo Inverno no Brazil hoje decidimos ir à praia! Estava um Sol tão quente que não resistimos em pegar nas trouxas e dar uns mergulhos na Praia de Copacabana pela manhã. Como não andavamos a fazer vida de turistas, decidimos ir até ao Jardim Botânico pela tarde. O Wout teve a brilhante ideia de irmos a pé, quase 2 horas, DUAS! Mas passavamos por uma lagoa magnifica, com a cidade por detrás *WOW* por isso fizemos bem a caminhada. O Jardim Botanico é assim uma coisa à parte, claro muitaaa natureza, uma fonte que me encantou e umas palmeiras maiores que o empire state building (lol, tirando o abuso claro!)
* Finalmente fomos sair à noite, era Sexta feira e a LAPA tava no seu auge. Decidimos ir até a um bar dar um pezinho de samba com a nossa recente amiga israelista, divertimo-nos tanto mas tanto! cheguei à conclusão que samba não é para mim não! Os/as brasileiros/as lá tentaram o seu melhor mas realmente tá lá no sangue :D

Dia 5 (Sábado): Dia ventoso mas optimo para uma ida à praia de Ipanema, com vista para o morro dois irmãos e favela.
* Baixa: Catedral, muito alta e linda, já tive em muita igreja mas esta ganhou o premio numero um, de criatividade! e Depois Museu de Arte, com quadros de concretismo, fiquei fãzona!

Dia 6 (Domingo) Dia bastante cansativo. * Fomos de manhã à Floresta da Tijuca, parecia mesmo que estavamos no meio da Selva, só faltavam os leões =) Muito bonita e tranquila, uma catarata lindissima e arvoredo de todo o tipo e estilo.
* Derby Botafogo e Fluminense no Estado Maracanã, tinhamos de ir não é? O estádio é tão grandeeee, agora vão fazer reformas com os jogos olimpicos em 2016, ainda vai ficar maior! O jogo foi bonzinho, só nos ultimos 5 minutos é que o fluminense marcou um golo, foi a loucura!! É incrivel mas o futebol no Brasil é tão saudavel ao ponto dos adeptos das duas equipas estarem sentados todos no mesmo sitio, não existe bancadas para cada equipa e não vi nem sequer um fight, nem um! Fiquei muito orgulhosa daquela gente toda =)
*Cereja no topo do bolo, saída à noite para um baile funky, os melhores são na favela. Sim, lá fui eu outra vez à favela lol e com um guia novamente. O primeiro andar era só para pessoas VIP como nós, hehe mas eu tive sempre sempre sempre lá em baixo a curtir o som com a brasileirada toda e a malta da pousada, foi taooo taoooo divertido, sai de lá de rastos! Era ir a baixo, a cima, mexer braços, pernas, minha nossa!

Dia 7 (Segunda) Dia da preguiça: Toda a gente de rastos da noite anterior, o Wout estava doente. Fomos um cadinho à praia, eu e a Silvia deixamos o Wout na pousada e fomos às compras na Alfandega. Comprei tantas sementes para fazer bijuteria, mal posso esperar para utilizar tudinho!

Dia 8 (Terça): * Partida para Angra dos Reis, onde apanhamos o barco para a Ilha Grande. ficamos de boca aberta, é tão linda!! Mesmo ao estilo selvagem mas também bastante turistica, excelente para uma lua de mel. Uma pena que ficamos apenas um dia por lá. E a volta? Não haviam mais barcos, pensavamos que iriamos dormir na rua LOL Mas vá lá conseguimos arranjar um senhor que ia para Angra UFA! O barco era tão velho e nós estavamos no meio de desconhecidos, só pensei nisso quando já tava a salva na pousada lol

Dia 9 (Quarta) Fomos até Niteroi, ao MAC - Museu de Arte Contemporânea, nunca vi um museu tão bem posicionado, mesmo em frente ao mar, e com uma arquitectura tão deslumbrante! Ao longe para uma nave de aliens mas depois mais de perto, tudo faz sentido =)
Tinhamos de sair à noite, era a ultima! Então fomos até à lapa e tal, quando vimos um dos rapazes que trabalha na pousada perguntei a ele o que faria a seguir e ele disse que ia a uma festa funk ao lado da sua casa. Claro ouvi FUNK disse logo se haveria problemas em ir também! Ele clçaro disse que não, então lá fui eu, o Wout e o Adalberto, rapaz do Mexico a morar na California. Estavamos a caminhar quando de repente entramos na favela! Epa é que as favelas ficam assim mesmo dentro da cidade, estás a passear e tal e de repente tens a favela mesmo ali no meio! Chegamos então à conclusão ko rapaz morava na favela!! Ok tudo bem, nada de discriminações, já tamos aqui né? Vamos lá ver o que nos reserva. Mal chegamos à festa pumbas um gajo com uma arma com um metro e meio, engoli em seco. Pensei que fosse um segurança, ta-se bem! Ele levou-nos para o primeiro andar, porque já se sabe somos turistas e eles sabem muito bem as caras dos habitantes da favela. Estou eu muito divertida a dançar aquelas musicas contagiantes, olho para a esquerda um rapaz a dançar com duas pistolas nas mãos, olho para a direita mais uma pistola de metro e meio, comecei a soar mas inspirei profundamente e pensei mais uma vez, são seguranças. Depois de duas horas ali, o Adalberto propos irmos embora, já tinhamos ficado tempo mais que suficiente. O menino da pousada foi nos levar ate a pousada pois claro! Tavamos a descer a favela, uma prostituta a dizer para o Wout "Uau olha esse garoto, muito gostoso né?" Engoli em seco pela milésima vez e pensei que iria esganar aquela mulher a fazer se descaradamente ao meu namorado, claro que não passou de um pensamento lol Vamos lá descer mais uma vez, venda de drogas mesmo em frente aos nossos olhos, perguntaram em inglês ao Adalberto se queria, fiz um sorriso falso e pensei que não sairiamos dali vivos... Mas conseguimos, conseguimos! PS_ As armas não significam de forma alguma segurança mas aquelas pessoas fazem parte do comando vermelho o que quer dizer que estavam ali a defender o que é seu, são os "donos daquela favela" e se algum grupo fosse lá para roubar a favela e dominar, eles têm de estar preparados, portanto o tiroteiro poderia acontecer a qualquer instante. Eu louca? Jamais...

Dia 10 (Quinta) A partida era para as 7 horas da tarde ainda tinhamos tempo para mais qualquer coisa. A Patricia, minha querida (recente) amiga do Rio que trabalha na pousada deu a dica dirmos até Santa Tereza. Lá fomos nós andar de bondinho. Lá de cima a vista era deslumbrante e ao mesmo tempo aterrorizadora, as favelas em contraste com os prédios altos e maravilhosos, a riqueza e a pobreza ali expostas para quem quisesse observar.

Não preciso dizer que esta foi a viagem mais importante da minha vida, até agora. Vamos ver quem me vai parar agora! =)

Um comentário:

Anônimo disse...

hahaha Li seu post sobre o jogo de futebol, menina, voce deu foi muita sorte, pois o que não faltam são brigas entre torcidas, que algumas vezes acabam em morte mesmo.