sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Adeus Estados Unidos da América

Já deveria ter escrito sobre o último adeus a este blog mas como podem ter imaginado, os dois últimos meses foram muito atribulados e passo a explicar porquê.

Na segunda semana de Julho fui me aventurar numa road trip de Maine até Florida, quem for ao mapa percebe que fiz a parte Este ou East Coast toda de carrinha. O meu irmão, a Ana Luisa e a Jenn juntaram-se ao que chamamos de "FUNtastic Road Trip", foi realmente fantastica... já deveria ter escrito sobre o assunto mas não o fiz antes, agora fica apenas na memória destes 4 aventureiros.

Cheguei a casa americana da road trip já tinha passado uma semana e meia e tinha a casa inteira para esvaziar, tendo em conta que já tinham passado 5 anos ou mais de ILEXs por lá, ou seja, até à minha partida todos os momentos livres eram para esse fim, estar de roda da casa a jogar fora o que não interessava, limpeza a fundo. O que vale é o bom coração da malta de Maine e ajudaram-nos tantooo! Jamais esquecerei aquele sentimento de partilha, sem ficar à espera de algo em troca... menos lamexixes, adiante!

Quando dei por mim, já estava a desperdir-me dos meus amigos, colegas de trabalho, crianças que trabalhei e pouco depois, já estava em Portugal. Devo confessar que as primeiras semanas foram terriveis, estava à espera do choque cultural mas tanto? Pessoas mal educadas, pessoas a gritarem, pessoas a "invadir o meu espaço", a língua portuguesa, foi a loucura!

Neste momento já estou mais (re)adaptada, começo a assimilar as várias mudanças de ausência de um ano em Portugal e, especialmente, de Quarteira e Loulé, dos meus amigos que cresceram, mas sobretudo do meu crescimento. Cada dia que passa, através de pequenas situações, pequenos detalhes apercebo-me do quanto cresci mentalmente e isso faz-me sorrir tanto!

Sem dúvida, o ano da minha vida, podem vir mais viagens, podem vir novas amizades, novas experiências, mas este foi o primeiro, o primeiro dos anos da verdadeira mudança, aquela mudança que me faz reflectir sobre assuntos que não reflectia no passado, que me faz morar sozinha em Portugal, que me fez aprender tanto na minha área que agora, confesso, sinto-me preparada para trabalhar com qualquer faixa etaria, qualquer problemática social.

Agora posso afirmar com convicção de que...
Estou pronta para este novo ciclo.

2 comentários:

Viver por Amor disse...

Bem-vinda!!!:D

Pois é , não poderias ter escolhido pior altura para o regresso a este pais luso...a altura da confusão que faz realçar essas diferenças culturais!!!

:P

Um beijinho

Andrea (Nikon:-)) disse...

Parabéns!